quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RESOLUÇÃO DA QUESTÃO SEMANAL

Estudando o papel das forças fictícias de Coriolis e Centrífuga, responda:

a)Qual delas é responsável pela deflexão de um fio de prumo nas proximidades da superfície da Terra? Justifique sua resposta e apresente uma representação gráfica:

Sol:

Analisando a força de Coriolis e a força Centrífuga tem-se:

ou seja, a força de Coriolis só age sobre um corpo quando este apresenta velocidade em relação ao referencial não-inercial, enquanto que a força Centrífuga agirá sobre qualquer corpo, quando este é analisado no referencial não-inercial, haja vista que essa existe devido ao referencial está em rotação em relação a um referencial inercial.
Como o fio de prumo não está em movimento em relação ao referencial localizado sobre a Terra, ou seja, o não-inercial, nele só age a força centrífuga, sendo esta responsável pelo seu desvio.

No Hemisfério Norte:
No Hemisfério Sul:
b)Observe atentamente a figura abaixo:
Descreva o que representa o "intended path" e o "actual path"? Explique por que razão a força de Coriolis é responsável pela diferença entre eles.

Sol:

O “intended path” representa o caminho desejado e o “actual path” foi o caminho que realmente ocorreu.

Considerando o referencial inercial no centro da Terra, fixo, temos para um referencial não inercial na superfície da Terra o seguinte esquema:

Em que representa a força de Coriolis. Como o vetor tem direção equivalente a direção leste e a força de Coriolis está contrária a essa direção, temos que o trajeto indicado por “actual path” é resultante da força de Coriolis que a cada ponto leva o projétil a se locomover na direção oeste na superfície da Terra em relação à “intended path”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário